terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pediculose



Pediculose (piolhos)

É a infestação que ocorre no couro cabeludo, devido à presença de Pediculus Capitis, piolho de cabeça. Afeta principalmente crianças de 4 a 12 anos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo. É uma doença que se manifesta em todo o mundo, não sendo exclusiva de uma determinada região.Pode-se encontrar os seguintes tipos de Pediculose em função dos três tipos de piolhos que parasitam o ser humano:
  

- Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do Pediculus humanus var capitis e lêndeas presas nos fios de cabelo, atinge preferencialmente crianças em fase escolar;

- Pediculose do Corpo: que tem como causador o Pediculus humanus var corporis (vulgarmente conhecido como muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;

- Pediculose Pubiana: causada pelo Phthirus pubis (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que são colocadas nos pêlos pubianos.

O Piolho
É um ectoparasita hematófago, parasita que se alimenta de sangue humano através de picadas no couro cabeludo. O piolho desenvolve seu ciclo de vida na cabeça do ser humano, onde se alimenta, se reproduz e morre. Sobrevive apenas 48 horas fora da cabeça humana.


As fêmeas colocam seus ovos nos fios de cabelo, envolvendo-os com uma substância semelhante a um “cimento” com grande poder de fixação. Esses ovos são conhecidos como lêndeas. Em seu ciclo de vida, cada fêmea coloca de 150 a 300 ovos.

Como a lêndea é um compartimento hermético, ambiente ideal para o seu desenvolvimento, as medicações piolhicidas nem sempre conseguem matá-la. 
O período entre a postura da lêndea e a saída de um novo piolho é de quatro dias.

Se o ciclo biológico do piolho não for interrompido, impossibilitando que as lêndeas se convertam em novos piolhos, o problema cresce exponencialmente ao término de poucos dias.

Sintoma
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.

Conseqüências
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.



Tratamento
A simples aplicação de uma medicação piolhicida não garante a interrupção do ciclo biológico, pois, como já vimos, esses medicamentos não têm o poder de matar 100% das lêndeas. Para combater eficazmente a Pediculose, deve-se realizar um tratamento integral: matar os piolhos com medicação específica e garantir a remoção manual de 100% das lêndeas.

E como retirar as Lêndeas?
Após a aplicação da medicação piolhicida, usar um pente fino – o de aço é mais eficiente – para a retirada dos piolhos mortos e algumas lêndeas. O pente pode ser molhado numa solução de vinagre diluído em água, o que facilita a retirada da lêndea, pois o vinagre amolece o “cimento” que a fixa no fio de cabelo. 

Prevenção
1. Examinar a cabeça das crianças duas vezes por semana, procurando piolhos, lêndeas, sinais de picadas (pequenos pontos avermelhados), principalmente na nuca e atrás da orelha. Pode ser usado o pente fino como auxílio.
2. Observar sinais de coceira na cabeça.
3. Usar medicação piolhicida apenas quando necessário, observando as indicações do fabricante. Qualquer dúvida, consultar um médico.
4. Incluir toda a família no exame do couro cabeludo.
5. Caso seu filho seja contaminado, comunique à Escola e à família de outras crianças com as quais ele tenha contato.

Crendices sobre Pediculose
• Apenas as crianças têm piolho – atinge mais a faixa etária dos 4 aos 12 anos: os adultos também são suscetíveis à infestação.
• Os piolhos passam de uma cabeça à outra saltando: o piolho não salta; o contágio é feito pelo contato de uma cabeça com a outra ou pelo compartilhamento de adereços de cabelo ou chapéus.
• O vinagre elimina os piolhos: o vinagre apenas enfraquece o “cimento”, que adere a lêndea ao fio e facilita a remoção manual.
• Os piolhos provêm da falta de higiene: não, mesmo que se lave o cabelo muitas vezes ao dia, não é possível, muitas vezes, evitar a presença de piolhos e lêndeas.

NOVIDADES NO COMBATE À PEDICULOSE

1. Xampu natural
Nas farmácias homeopáticas naturais há fórmulas prontas que usam algumas dessas ervas em sua composição. Com a vantagem de serem naturais, podem ser aplicadas em crianças pequenas e não causam as irritações que os xampus químicos costumam provocar. Se quiser fazer sua própria receita caseira, abaixo segue uma retirada do programa de prevenção à pediculose, promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, nas escolas públicas.

Receita de xampu caseiro:
1 maço de arruda
15 folhas de boldo
1 punhado de folhas de melão-de-são-caetano
1 sabonete ou meia barra de sabão de coco ralado
1 litro de água fervente

Juntar todos os ingredientes, amassando bem as folhas, para que saia seu sumo. Depois de frio, coar num pano e guardar num frasco fechado. Lavar os cabelos com ele e deixar por uma hora agindo, fechado numa touca. Enxaguar em água corrente.

2. Produtos naturais
Como são produtos químicos, os xampus inseticidas podem causar alergias no couro cabeludo da criança. Uma boa alternativa é fazer uso de plantas medicinais no tratamento da pediculose. Elas não são propriamente uma novidade, pois estão no mundo há muito mais tempo que os produtos industrializados, mas a maioria das pessoas desconhece seu poder terapêutico. Por isso as considerei como “novidade”.

Veja como usar algumas delas:
• Énula – compressas com decocção
• Evónimo – lavar com decocção dos frutos ou friccionar directamente os frutos
• Fitolaca – compressas com decocção
• Poejo – friccionar com infusão ou essência

A erva doce, a arruda, a alfazema e a babosa (aloe vera) também têm reconhecida ação no tratamento da pediculose. Recomenda-se lavar a cabeça 2 vezes ao dia com chá morno de arruda ou chá de erva-doce ou alternadamente. Enxaguar depois com xampu.

A babosa (aloe vera) tem propriedade emoliente, resolutiva, antioftálmica, vulnerária e vermífuga. Para tratamento de queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas Lave as folhas frescas, tire a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada. Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 minutos e coe com uma peneira. Lave a cabeça e, em seguida, aplique a gosma no couro cabeludo, massageando ligeiramente. Deixe agir por 1 hora. Enxágue a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passe o pente fino em seguida. (Plantas que Curam, Dr. Sylvio Pannizza).

Já a alfazema tem propriedade: anti-séptica, tônica, antiespasmódica, calmante, digestiva, antibacteriana, carminativa, revulsiva.Para o combate de piolhos, coloque 2 colheres(sopa) de flores em 1 xícara (chá) de vinagre branco. Deixe em maceração por 3 dias e coe. Aplique no couro cabeludo, com ligeira massagem, deixando agir por 2 horas. Em seguida enxágue e passe o pente fino.

3. Pente fino em aço para retirada das lêndeas
Novidade também é o pente fino em aço, para retirada das lêndeas (ovos). Os pentes finos tradicionais retiram apenas os piolhos. Aqui, cito duas marcas apenas como sugestões. Siga corretamente as instruções da embalagem e use-o ao menos uma vez por dia. Clique as marcas abaixo para saber mais sobre cada uma delas. (Marca AYA ou LOLLY)



Para facilitar a retirada das lêndeas, deixe os cabelos úmidos encharcados com condicionador por pelo menos meia hora, abafados numa touca plástica, e em seguida passe o pente fino. Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando que os piolhos caiam na roupa.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.