terça-feira, 27 de agosto de 2013

Diabetes

DIABETES: Prevenção e Controle


Por algum motivo o pâncreas deixa de fabricar a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentá-la. Sem glicose as células ficam famintas e, começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.
  
clicar na imagem para ampliar

Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pâncreas. 
Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não conseguimos descobrir a causa. Mas, sabemos que em qualquer das situações, o pâncreas não está funcionando corretamente. Seja não fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), seja fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes não insulino-dependente).

A diabetes é uma doença crônica. Ela não tem cura mas tem controle com o uso da medicação correta.O não controle da diabetes leva a pessoa a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes como rins, lhos, cérebro pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.Por isso, cuide-se. Tome sua medicação corretamente, faça dieta, evite açúcares, doces, etc. Coma verduras, legumes, saladas, cereais, alimentos integrais e não deixe de realizar atividade física.

Dieta para Diabetes

Alimentos a serem EVITADOS:
- Açúcar, balas, chocolates, bombons
- Vinhos, doces, champanha
- Bolos, tortas
- Refrigerante e sorvete
- Mel, geleias
- Cerveja
- Alimentos fritos

Alimentos PERMITIDOS sem restrições:
- Cominho, louro, oréganos
- Café e chá (sem açúcar)
- Limão
- Salsa
- Salsão
- Alho
- Cebola
- Vinagre
- Pimenta
- Carnes e peixes devem ser cozidos, grelhados ou assados
- Verduras devem ser preparadas sem gorduras ou farinha

Dica importante para diabetes

clicar na imagem para ampliar

1- Faça 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.

2- Os doces devem ser ingeridos, de preferência, junto às grandes refeições, pois estas possuem um maior teor de gordura e, consequentemente, digestão mais lenta.

3- Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.

4- Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição.
Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).

5- Cuidado com alimentos lights, eles podem conter açúcar.
Lembre-se que o alimento diet, é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro, por exemplo o açúcar pelo adoçante, sendo assim indicado para o diabético. Já o light, é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refresco light contém açúcar.

6- Lembrar que os alimentos diets, frequentemente, possuem outros ingredientes como farinhas, leite, ovos etc, os quais devem ser considerados.

7- Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.


8- Cuidado com água tônica, apesar do sabor amargo, contém açúcar, só beba na versão diet.

Exemplo de dieta para diabetes com cerca de 1.600 quilocalorias:

Desjejum:
1 copo de leite ou Coalhada ou 5 colheres de mesa niveladas de leite em pó ou 1 fatia de queijo + 1/2 porção de fruta; Café a gosto com adoçante sintético; 1 pãozinho francês (50g);
1 ponta de faca de margarina (5g) ou Chá, mate, chá de erva-doce; torradas
ou 4 crackers; 60g de pão integral ou de gluten; Manteiga

Almoço:
- salada crua com vinagre ou limão, à vontade;  vegetal verde, 1 branco e 1 vermelho ou amarelo. Folhosos cozidos - à vontade;
- 2 colheres de sopa cheias de arroz (de preferencia integral) ou 3 colheres de mesa de massas: macarrão, talharim, etc. (pref. Integrais) ou 3 colheres de mesa de feculentos: batata inglesa ou doce, aipim, angu.

Metade das porções acima poderá ser substituída por 3 colheres de sopa de feijão, soja, ervilha seca, lentilha, outras leguminosas.
1 porção normal de carnes (preferir frescas);
1 porção normal de legumes cozidos de qualquer tipo, mesmo beterraba (4 colheres de mesa). Pouca quantidade de óleo: girassol, soja, milho, etc.
(1 colher de sobremesa). Quantidade normal de fruta (qualquer tipo);
1 copo de suco natural de fruta;.

Lanche: o mesmo que o desjejum 

Jantar: o mesmo que o almoço. 

Ceia: 1 copo de leite; 1 pãozinho francês (50g);
1 ponta de faca de margarina (5g), como no desjejum. Mas o ideal é que você passe por uma consulta com nutricionista que poderá calcular uma dieta equilibrada de acordo com seu peso, altura e gastos em atividades. 

Não se esqueça que para uma vida saudável há necessidade de exercícios físicos, tipo caminhada sistemáticos.

MAIS SOBRE DIABETES:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.