CMS EITHEL PINHEIRO DE OLIVEIRA LIMA

Estr. do Taquaral, S/N Rua M - Senador Camará - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21842-778 | ☎ Telefone: (21) 3338-5870
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Diretora: Catia Iara Pisente da Silva | Gerente: Rose Procópio | CNES 2270579 - ESF: 04 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Acolhimento na Estratégia Saúde da Família

O Acolhimento na Estratégia Saúde da Família

O Acolhimento consiste em uma ação em que o trabalhador se responsabiliza pelo usuário enquanto este permanece no serviço.



O acolhimento constitui uma forma de humanizar e organizar o trabalho 
em saúde, indo ao encontro das propostas do Programa Saúde da Família. 

O acolhimento deve ser realizado por cada membro da equipe, ouvindo os usuários e oferecendo respostas para suas necessidades. 

A implantação do acolhimento possibilitou encaminhar as necessidades mais imediatas da população atendida, preservando a eqüidade na atuação do PSF e a organização da demanda na assistência aos usuários.

Quatro dimensões do 'acolhimento':
ACESSO - geográfico e organizacional;    POSTURA - escuta, atitude profissional-usuário e relação intra-equipe;   TÉCNICA - trabalho em equipe, capacitação dos profissionais e aquisição de tecnologias, aberes e práticas; 'reorientação de serviços' - projeto institucional, supervisão e processo de trabalho.

Três formas de definir 'acolhimento':
Acolhimento enquanto Postura – a postura acolhedora da equipe;
Acolhimento enquanto Processo de Trabalho/diretriz reorganizadora;
Acolhimento enquanto ferramenta de vínculo, acessibilidade, universalidade e humanização

Acolhimento enquanto POSTURA
“Oferecer sempre uma resposta positiva ao problema de saúde apresentado pelo usuário”

“A postura capaz de acolher, escutar e dar a resposta mais adequada a cada usuário, estabelecendo a responsabilização com a saúde dos indivíduos e a consequente constituição de vínculos entre profissionais e população”

Acolhimento é “receber bem, ouvir a demanda, buscar formas de compreendê-la e solidarizar-se com ela”
  
Acolhimento enquanto PROCESSO de Trabalho
Fruto de construção teórica, o acolhimento deve ser considerado uma nova tecnologia de trabalho, situando se no âmbito da micropolítica do trabalho em saúde.

A reorganização do trabalho com base no acolhimento resultou maior resolubilidade no trabalho da enfermeira na assistência, por conta da definição de protocolos de conduta que incluem a prescrição de vários medicamentos e exames, o que ainda favoreceu o fluxo dos usuários.

Definições sobre o Acolhimento:
Atender a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal. O serviço assume sua função de acolher/ escutar/ dar respostas/resolver os problemas de saúde da população.

A Farmácia na Estratégia Saúde da Família

A Farmácia na Estratégia Saúde da Família


 Oficial de Farmácia Selma Moraes e ACS Sônia Mota

A presença de infraestrutura adequada e profissional farmacêutico junto à estratégia saúde da família possibilita a qualificação das atividades de Assistência Farmacêutica, promovendo desta forma acesso e uso racional de medicamentos.

A reestruturação física da farmácia e reorganização das atividades possibilitou maior integração entre farmacêutico e usuário através do atendimento diferenciado e direcionado a saúde do indivíduo, garantindo a qualidade dos medicamentos e o atendimento humanizado.

ESF Vila Aliança - Somos Uma Família

ESF Vila Aliança - Somos Uma Família


 Você sabia que ter bons amigos no ambiente de trabalho 
também nos faz sentir alegria de viver? É isso mesmo, pessoal!

Quem tem pelo menos um grande amigo no ambiente de trabalho 
sente-se mais feliz com a vida e se dedica melhor às atividades diárias. 
Os laços de amizade e a produtividade no ambiente de trabalho 
andam juntos, portanto, os amigos fazem parte de nossas 
boas lembranças em nossa existência.

Passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho diariamente, 
cinco dias da semana, 08 horas por dia, então, realmente 
as boas amizades refletirão em nosso comportamento emocional.

É saudável uma amizade sem interesses, aquela verdadeira, pura, 
trabalho em equipe, aprendizado constante em conjunto, 
respeito pela opinião do colega. 

Lembre-se sempre: um precisa sempre do outro, não somos nada sozinhos 
neste universo, afinal a união faz a força e 
comprometimento com o próximo é tudo.




Somos uma equipe feliz porque durante esse período de 10 anos 
em que vivemos, mesmo diante de tantas lutas e também de vitórias, 
construiu-se entre nós sentimentos verdadeiros que são estes essenciais 
para a vida de qualquer ser humano. É grande a amizade, 
o respeito, o carinho e o companheirismo entre nós.

Equipe ESF Vila Aliança, meus companheiros e amigos.

ACS José Ivan 
Equipes: Magistrado, Mestre e Aliança 

Telefones Úteis

Telefones Úteis

clicar na imagem para ampliar



TELEFONES ÚTEIS DO RIO DE JANEIRO

Achados e Perdidos (8h às 17h) – (21) 2563-1159
Aeroporto Internacional (24 horas) – (21) 3398-5050
Aeroporto Santos Dummont – 0800-244646
Alcoólicos Anônimos – (21) 2253- 9283
Ambulância – 192
Bombeiro – 193
Capitania dos Portos – (21) 3870-5320
Crianças desaparecidas (9h às 18h) – (21) 2286- 8337
Defesa Civil – 199
Delegacia da Mulher – (21) 3399- 3690
DETRAN (Atendimento ao Cliente) – (21) 2460-4042
Disque Árvore – (21) 2221-2574
(Remoção de árvores e Conservação de Praças)
Disque IPTU (21) – 2503-2003
Disque Luz (21) – 2507-5151 
Disque Denúncia – (21) 2253- 1177
Fiscalização sanitária (17h às 6h) – (21)2254-2100
Fiscalização Sanitária (8h às 17h) – (21)2503-2280 
IBAMA – 0800-618080
INSS / PREV – 0800-780191
Instituto Médico Legal – (11) 3399- 3853
Luz e Força (Disque Light) – 0800-210196
Metrô (Atendimento ao Cliente) – (21) 2483-5357
Polícia – 190
Polícia Civil – (21) 3399- 3217
Polícia Federal – (21) 2291- 2142
Polícia Rodoviária Estadual (21) 3399-4857
PROCON – 1512 
Receita Federal (10h às 16h) – 0800-780300
Rio Tur (9h às 18) – 2542-8080
Rodoviária Novo Rio – (21) 2291-5151
Telefone Geral da Prefeitura – (21) 2503-3000

Infográfico

4 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,197,515 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.295 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.