CMS EITHEL PINHEIRO DE OLIVEIRA LIMA

Estr. do Taquaral, S/N Rua M - Senador Camará - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21842-778 | ☎ Telefone: (21) 3338-5870
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Diretora: Catia Iara Pisente da Silva | Gerente: Rose Procópio | CNES 2270579 - ESF: 04 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SEDIS - Serviço de Documentação e Informações em Saúde

SEDIS - Serviço de Documentação e Informações em Saúde

 Agente Adm. Alexandre da Motta

O prontuário em papel tem sido largamente utilizado no decorrer do tempo, e constitui-se o documento que permite ao profissional ou instituição de saúde acompanhar a evolução do paciente, no entanto representa muitas vezes um problema a ser enfrentado. 

O texto apresenta geralmente uma ordenação variável, adquirindo particularidade de quem o escreve; a grafia constantemente torna-se incompreensível para outras pessoas, a ausência de um padrão predispõe a falta de dados ou ambigüidade.  Além disso, é de difícil transporte, demanda grandes espaços físicos para armazenamento e só pode estar em um único lugar a cada tempo.  Como vantagem podemos observar maior facilidade de manejo pelos profissionais não familiarizados com informática.   

Agente Adm. Gilmar Souza
  
O prontuário eletrônico, por sua vez, implica a necessidade do profissional habituar-se com o uso do computador, ou seja, conseguir digitar dados com a mesma naturalidade com que escreve.  Isto resultará em um aumento tanto da qualidade como da organização, permitindo padronização do registro; permite interligação entre informações vindas de diferentes hospitais e consultórios, bem como diminuição no espaço de armazenamento de grande número de informações.

Agente Adm. Jorge Luiz

Permitindo compreensão mais eficiente dos dados médicos registrados, o prontuário eletrônico representa uma ferramenta que permite melhora no processo de tomada de decisão, e também melhor qualidade nos cuidados ao paciente.  Permite ainda a formação de juntas médicas "virtuais", na qual o profissional, do seu local de trabalho, compartilha dados e discute decisões com outros companheiros, podendo receber auxílio de profissionais mais especializados no assunto em questão.

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Aux. Enfermagem Thays Dantas

TESTE DO PEZINHO: Para Todos os Bebês!
O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Falemos numa linguagem mais simples. Esse exame é popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.


As mamães geralmente ficam com o coração na mão quando tem que levar seus bebês para o exame, pois estes normalmente choram.
Mas por que a picadinha no calcanhar? O que as mães devem saber é que o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram.

Esse exame é realizado em grande parte nas maternidades quando o bebê completa 48 horas de vida. Antes disso, o teste pode sofrer influência do metabolismo da mãe. O exame também é feito em laboratórios.

O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida. Basta apenas uma picada no calcanhar do bebê para retirar algumas gotinhas de sangue que serão colhidas num papel filtro e levadas para serem analisadas.

Prevenindo doenças graves - Para quem não sabe, o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas.

O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.

Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho, em que os Estados devem se adequar. A primeira fase detecta as doenças fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito. A segunda inclui a anemia falciforme, e a terceira fase a fibrose cística.

Versão nova do teste - Hoje já existe uma versão ampliada do teste do pezinho onde é possível identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Mas é ainda um recurso sofisticado e bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.

Mesmo assim, a versão ampliada do teste do pezinho é subdividida. Geralmente, quanto maior o número de doenças detectadas, mais caro é o exame. Existem ainda exames complementares que também podem ser realizados com o sangue do papel filtro do teste do pezinho.

O exame do pezinho é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não esqueça que o exame convencional é obrigatório e gratuito. Exija sempre seus direitos e faça com que sejam cumpridos.

Dicas
Não esqueça de buscar o resultado. Qualquer alteração no resultado, leve para o pediatra examinar.

Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida.

Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down.

Infográfico

4 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,197,515 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.295 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.