sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Puericultura

Enfermeira Danielle Nogueira atendendo a ACS Ana Paula com seu filho Noah

A puericultura é uma ciência que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que se têm condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor.

Descobrir antecipadamente os distúrbios é fundamental para que o tratamento adequado seja aplicado. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, menor é a possibilidade de sequelas e melhor será o prognóstico do quadro clínico.

Além disso, o profissional da área deve se dedicar em acompanhar o desenvolvimento social e efetivo da criança, assim, orientando as mães sobre prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental.

As consultas de puericultura têm início, portanto, preferencialmente no pré – natal para que se conheça as prováveis condições de saúde da criança no momento do parto, dar oportunidade de identificar intervenções resolutivas e transmitir à gestante algumas informações relevantes para o melhor desenvolvimento e nutrição do feto.




Após o nascimento, a puericultura controla:
- Crescimento físico e nutrição;
- Desenvolvimento neuro-psico-motor, social e afetivo;
- Vacinação, higiene pessoal, mental, domiciliar e ambiental;
- Atividades lúdicas, vínculo afetivo, auto-estima, análise e orientação à família sobre o ambiente da criança -berço, quarto, casa, quintal, escola;
- Segurança e proteção contra acidentes;
- Identificação de agravos e situações de risco;
- Comunicação com a mãe e familiares;
- Encaminhamento para outros especialistas quando for indicado pelo pediatra.

Mais importante do que monitorar é promover o crescimento saudável com o intuito de evitar enfermidades graves como, por exemplo, a desnutrição ou a obesidade infantil, doença que atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Através do controle periódico de peso e informações sobre o dia-a-dia da criança, o pediatra pode identificar precocemente o risco de deficiência nutricional.


É válido ressaltar que são muitos os benefícios da puericultura. Dentre eles, destacamos o desenvolvimento normal, tratamento oportuno de doenças identificadas, prevenção contra possíveis sequelas, facilidades em interagir com a sociedade, qualidade de vida no ambiente em que se vive e otimização de custos, afinal, como foi explicado, a detecção precoce de possíveis problemas levam, na maioria das vezes, ao tratamento correto, rápido e eficiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.