sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Fonoaudiologia



 Fonoaudiólogo Íris Nascimento

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto o estudo da comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na glutição.

O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que atua em pesquisas, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático.

Este profissional tem autonomia para atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

Quando procurar?
- Quando notar um ou mais problemas, é hora de procurar a orientação de um fonoaudiólogo:
- Demora para adquirir os sons da fala
- Alterações na fala
- Sequelas neurologicas
- Gagueira
- Hábitos orais inadequados
- Distúrbios vocais e articulatórios
- Deficiência auditiva
- Dificuldades na comunicação

Como é o tratamento?
Inicialmente, realiza-se uma anamnese junto à uma avaliação fonoaudiológica detectando assim a alteração apresentada. Ao final realiza-se uma devolutiva, explicando as dificuldades encontradas e a melhor conduta terapêutica a ser seguida. A partir deste momento, inicia-se a terapia. A duração do tratamento depende de diversos fatores, entre eles: o tipo e grau da alteração detectada, assiduidade, pontualidade e comprometimento do paciente com o tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.