O Acolhimento consiste em uma ação em
que o trabalhador se responsabiliza pelo usuário enquanto este permanece no serviço.
O acolhimento constitui uma forma de humanizar e organizar o trabalho
em saúde, indo ao encontro das propostas do Programa Saúde da Família.
O acolhimento deve ser realizado por cada membro da equipe, ouvindo os usuários e oferecendo respostas para suas necessidades.
A implantação do acolhimento possibilitou encaminhar as necessidades mais imediatas da população atendida, preservando a eqüidade na atuação do PSF e a organização da demanda na assistência aos usuários.
Quatro
dimensões do 'acolhimento':
ACESSO - geográfico e organizacional; POSTURA - escuta, atitude
profissional-usuário e relação intra-equipe; TÉCNICA - trabalho em equipe,
capacitação dos profissionais e aquisição de tecnologias, aberes e práticas; 'reorientação
de serviços' - projeto institucional, supervisão e processo de trabalho.
Três
formas de definir 'acolhimento':
Acolhimento enquanto Postura – a postura
acolhedora da equipe;
Acolhimento enquanto Processo de
Trabalho/diretriz reorganizadora;
Acolhimento enquanto ferramenta de
vínculo, acessibilidade, universalidade e humanização
Acolhimento
enquanto POSTURA
“Oferecer sempre uma resposta positiva
ao problema de saúde apresentado pelo usuário”
“A postura capaz de acolher, escutar e
dar a resposta mais adequada a cada usuário, estabelecendo a responsabilização
com a saúde dos indivíduos e a consequente constituição de vínculos entre
profissionais e população”
Acolhimento é “receber bem, ouvir a
demanda, buscar formas de compreendê-la e solidarizar-se com ela”
Acolhimento
enquanto PROCESSO de Trabalho
Fruto de construção teórica, o acolhimento
deve ser considerado uma nova tecnologia de trabalho, situando se no âmbito da
micropolítica do trabalho em saúde.
A reorganização do trabalho com base no
acolhimento resultou maior resolubilidade no trabalho da enfermeira na assistência, por conta da definição de protocolos de conduta que incluem a prescrição de vários medicamentos e
exames, o que ainda favoreceu o fluxo dos usuários.
Definições
sobre o Acolhimento:
Atender a todas as pessoas que procuram
os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal. O serviço assume sua função de acolher/
escutar/ dar respostas/resolver os problemas de saúde da população.
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