sexta-feira, 27 de setembro de 2013

4 de outubro - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde


Nesta sexta-feira, 4 de outubro, é o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Articulador entre a comunidade e a equipe de saúde, o agente leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro dos domicílios.

Entre as atribuições específicas dos agentes comunitários de saúde estão à identificação de indivíduos expostos a situações de risco, orientação para uso adequada dos serviços de saúde, agendamento de consultas e exames para o paciente, além do desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde.

Promovemos reuniões com pequenos grupos para informar sobre um determinado assunto que identificamos como recorrente em várias casas. Discutimos demandas com outros profissionais, como enfermeiros e médicos. Nosso trabalho é respeitado pela equipe. Somos o elo entre a comunidade e o posto de saúde.

 
  
Nos últimos anos, houve uma mudança no comportamento dos agentes comunitários de saúde. “Antes bastava ser maior de 18 anos, morar e conhecer a comunidade para ser agente. Hoje o nível escolar mudou, eles procuram fazer faculdade, manter-se informados.

De acordo com a Lei nº 11.350/2006,  o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Para o exercício da atividade é necessário residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público; haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.