Principais responsabilidades do pessoal que trabalha em sala de vacinação:
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Tec. enf. Thays Dantas e Aux. enf. Viviana Carvalho
Na sala de vacinação as atividades são
desenvolvidas por uma equipe
de enfermagem treinada para o manuseio,
conservação e
administração dos imunobiológicos.
Essa equipe é composta, por técnicos/auxiliares
de enfermagem,
contando com a participação de um enfermeiro, responsável pela
supervisão
e treinamento em serviço.
Principais responsabilidades do pessoal que trabalha em sala de vacinação:
- Orientar e prestar assistência à
clientela com segurança, responsabilidade e respeito;
- Prover periodicamente as
necessidades de material e imunobiológicos;
- Manter as condições ideais de
conservação de imunobiológicos;
- Manter os equipamentos em boas condições de
funcionamento;
- Acompanhar as doses de vacinas administradas;
- Buscar faltosos; divulgar os imunobiológicos disponíveis;
- Avaliar e
acompanhar sistematicamente as coberturas vacinais e buscar periodicamente
atualização técnico-científica.
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
O Acolhimento consiste em uma ação em
que o trabalhador se responsabiliza pelo usuário enquanto este permanece no serviço.
O acolhimento constitui uma forma de humanizar e organizar o trabalho
em saúde, indo ao encontro das propostas do Programa Saúde da Família.
O acolhimento deve ser realizado por cada membro da equipe, ouvindo os usuários e oferecendo respostas para suas necessidades.
A implantação do acolhimento possibilitou encaminhar as necessidades mais imediatas da população atendida, preservando a eqüidade na atuação do PSF e a organização da demanda na assistência aos usuários.
Quatro
dimensões do 'acolhimento':
ACESSO - geográfico e organizacional; POSTURA - escuta, atitude
profissional-usuário e relação intra-equipe; TÉCNICA - trabalho em equipe,
capacitação dos profissionais e aquisição de tecnologias, aberes e práticas; 'reorientação
de serviços' - projeto institucional, supervisão e processo de trabalho.
Três
formas de definir 'acolhimento':
Acolhimento enquanto Postura – a postura
acolhedora da equipe;
Acolhimento enquanto Processo de
Trabalho/diretriz reorganizadora;
Acolhimento enquanto ferramenta de
vínculo, acessibilidade, universalidade e humanização
Acolhimento
enquanto POSTURA
“Oferecer sempre uma resposta positiva
ao problema de saúde apresentado pelo usuário”
“A postura capaz de acolher, escutar e
dar a resposta mais adequada a cada usuário, estabelecendo a responsabilização
com a saúde dos indivíduos e a consequente constituição de vínculos entre
profissionais e população”
Acolhimento é “receber bem, ouvir a
demanda, buscar formas de compreendê-la e solidarizar-se com ela”
Acolhimento
enquanto PROCESSO de Trabalho
Fruto de construção teórica, o acolhimento
deve ser considerado uma nova tecnologia de trabalho, situando se no âmbito da
micropolítica do trabalho em saúde.
A reorganização do trabalho com base no
acolhimento resultou maior resolubilidade no trabalho da enfermeira na assistência, por conta da definição de protocolos de conduta que incluem a prescrição de vários medicamentos e
exames, o que ainda favoreceu o fluxo dos usuários.
Definições
sobre o Acolhimento:
Atender a todas as pessoas que procuram
os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal. O serviço assume sua função de acolher/
escutar/ dar respostas/resolver os problemas de saúde da população.
Oficial de Farmácia Selma Moraes e ACS Sônia Mota
A presença de infraestrutura adequada e
profissional farmacêutico junto à estratégia saúde da família possibilita a qualificação das
atividades de Assistência Farmacêutica, promovendo desta forma acesso e uso
racional de medicamentos.
A reestruturação
física da farmácia e reorganização das atividades possibilitou maior integração
entre farmacêutico e usuário através do atendimento diferenciado e direcionado
a saúde do indivíduo, garantindo a qualidade dos medicamentos e o atendimento humanizado.
Você sabia que ter bons amigos no ambiente de trabalho
também nos faz sentir alegria de viver? É isso mesmo, pessoal!
Quem tem pelo menos um grande amigo no ambiente de trabalho
sente-se mais feliz com a vida e se dedica melhor às atividades diárias.
Os laços de amizade e a produtividade no ambiente de trabalho
andam juntos, portanto, os amigos fazem parte de nossas
boas lembranças em nossa existência.
Passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho diariamente,
cinco dias da semana, 08 horas por dia, então, realmente
as boas amizades refletirão em nosso comportamento emocional.
É saudável uma amizade sem interesses, aquela verdadeira, pura,
trabalho em equipe, aprendizado constante em conjunto,
respeito pela opinião do colega.
Lembre-se sempre: um precisa sempre do outro, não somos nada sozinhos
neste universo, afinal a união faz a força e
comprometimento com o próximo é tudo.
Somos uma equipe feliz porque durante esse período de 10 anos
em que vivemos, mesmo diante de tantas lutas e também de vitórias,
construiu-se entre nós sentimentos verdadeiros que são estes essenciais
para a vida de qualquer ser humano. É grande a amizade,
o respeito, o carinho e o companheirismo entre nós.
Equipe ESF Vila Aliança, meus companheiros e amigos.
ACS José Ivan
Equipes: Magistrado, Mestre e Aliança
clicar na imagem para ampliar
TELEFONES ÚTEIS DO RIO DE JANEIRO
Achados e Perdidos (8h às 17h) – (21) 2563-1159
Aeroporto Internacional (24 horas) – (21) 3398-5050
Aeroporto Santos Dummont – 0800-244646
Alcoólicos Anônimos – (21) 2253- 9283
Ambulância – 192
Bombeiro – 193
Capitania dos Portos – (21) 3870-5320
Crianças desaparecidas (9h às 18h) – (21) 2286- 8337
Defesa Civil – 199
Delegacia da Mulher – (21) 3399- 3690
DETRAN (Atendimento ao Cliente) – (21) 2460-4042
Disque Árvore – (21) 2221-2574
(Remoção de árvores e Conservação de Praças)
Disque IPTU (21) – 2503-2003
Disque Luz (21) – 2507-5151
Disque Denúncia – (21) 2253- 1177
Fiscalização sanitária (17h às 6h) – (21)2254-2100
Fiscalização Sanitária (8h às 17h) – (21)2503-2280
IBAMA – 0800-618080
INSS / PREV – 0800-780191
Instituto Médico Legal – (11) 3399- 3853
Luz e Força (Disque Light) – 0800-210196
Metrô (Atendimento ao Cliente) – (21) 2483-5357
Polícia – 190
Polícia Civil – (21) 3399- 3217
Polícia Federal – (21) 2291- 2142
Polícia Rodoviária Estadual (21) 3399-4857
PROCON – 1512
Receita Federal (10h às 16h) – 0800-780300
Rio Tur (9h às 18) – 2542-8080
Rodoviária Novo Rio – (21) 2291-5151
Telefone Geral da Prefeitura – (21) 2503-3000
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Você conhece o aplicativo #vacinaçãoemdia? Nele, você pode cadastrar suas vacinas e de sua família. O nosso aplicativo é gratuito e está disponível aqui: http://bit.ly/13P8AXl #zegotinha
Descrição
O Ministério da Saúde disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets um aplicativo capaz de gerenciar até dez cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de abrigar informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e uma função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.
- O aplicativo Vacinação em Dia permite que você crie e acompanhe até dez cadernetas de vacinação, marcando a data da imunização e agendando a próxima.
- Com o Vacinação em Dia você recebe lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde.
- No aplicativo Vacinação em Dia você encontra um detalhamento de todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS.
- O objetivo é estar presente no dia-a-dia da população oferecendo num dispositivo móvel todas as informações necessárias para garantir imunização do cidadão e sua família.
- O aplicativo calcula, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecer ao posto de vacinação para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem.
- Os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo Vacinação em Dia podem ser enviados via e-mail para impressão.